Seja bem-vindo! Hoje é

Páginas

Aula Prática - Maxpetro Iguatu

Teor de Álcool na Gasolina

Durante o sábado (31/03/2012) os alunos do curso de Petróleo e Gás, unidade de Iguatu, realizaram uma aula prática no intuito de calcular o teor de álcool na gasolina, sabendo assim se a gasolina testada estava de acordo com a lei. A aula foi bastante proveitosa e os alunos além de aprenderem a calcular o teor de álcool na gasolina, também aprenderam um pouco mais sobre segurança e manuseio de vidrarias pertencentes a laboratórios. Após a realização da prática, concluímos a importância de se calcular experimentalmente a porcentagem de álcool na gasolina para saber se esta corresponde aos limites estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo. Durante a realização do experimento foi observado se as duas amostras de gasolina de postos diferentes do município de Iguatu correspondiam aos limites estabelecidos pela ANP.
A análise das amostras de gasolina foram apenas para fins didáticos, não cabendo aos alunos ou a Instituição Maxpetro a fiscalização dos postos de combustíveis daquele município.
É de grande importância saber que uma gasolina que não corresponda às normas estabelecidas pela ANP pode causar muitos males aos automóveis. Devemos ficar atentos, pois a gasolina adulterada rende menos fazendo o carro gastar mais e preços muito baixos pode ser um sinal de fraude.


As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo  e como desenvolver soluções para problemas complexos (LUNETTA, 1991). Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, conseqüentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas idéias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.
Parabéns aos alunos pela dedicação e compromisso. Agora vamos nos mobilizar para nossa primeira aula de campo, onde vamos aprender muito mais a respeito de Petróleo & Gás. Em Breve!!!
E vamos que vamos Iguatuenses!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...